rede estadual de ensino

Escolas estaduais elaboram estratégias para realizar aulas remotas

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data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos / Diário
Ainda sem atividades presenciais, instituições como a Antônio Xavier da Rocha vão repassar conteúdos por meios digitais

Diretores de escolas da rede estadual debateram, na manhã de sexta-feira, juntamente à equipe da 8ª Coordenadoria Estadual de Educação (8ª CRE), como traçar estratégias de implantação das aulas remotas. Essa forma de ensino é uma das etapas para a retomada das atividades letivas, conforme protocolos divulgados pelo governo do Estado. 

Segundo o titular da 8ª CRE, José Luís Eggres, a partir desta segunda-feira até quarta, cada escola irá organizar e planejar as atividades que deverão ser desenvolvidas com os alunos. Neste primeiro momento, as aulas serão retomadas no modelo já adotado em março e abril, com a entrega de tarefas por meios digitais ou de forma impressa para os alunos, o que deve ocorrer somente a partir da próxima quinta-feira. Cada escola terá autonomia para utilizar a melhor estratégia para chegar até os estudantes.

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Também nos próximos dias, e ao longo do mês de junho, paralelamente, terá início a formação de professores para a utilização das ferramentas tecnológicas que serão usadas nas aulas remotas. Para utilização do Google ClassRoom - um aplicativo gratuito que cria ambientes virtuais -, além do treinamento, será feita a atualização dos dados dos alunos, como endereços de e-mails e outros contatos digitais. 

- Temos que ter o período do chamado letramento digital, em que os professores e os alunos precisam ser preparados para utilizar os recursos tecnológicos disponíveis. Para isso, precisamos realizar testes e treinamentos. Contamos com uma assessoria da Secretaria Estadual de Educação e da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) para auxiliar nessa preparação - explica o coordenador regional. 

Um levantamento feito pelas escolas que integram a 8ª CRE aponta que, em março e abril, já com as aulas presenciais suspensas, 60% dos alunos acessaram o material pedagógico por meio digital. Os outros 40% retiraram o material impresso na própria escola.

ETAPAS

Junho

Professores

  • Planejamento das atividades (entre os dias 1º e 3) 
  • Revisão das atividades desenvolvidas pelos alunos 
  • Ambientação digital, com inserção de todos os professores no ambiente digital 
  • Capacitações em letramento digital para preparar as aulas no formato não presencial 

Estudantes

  • Entrega das atividades desenvolvidas nos meses de março e abril 
  • Recebimento de novas atividades para serem desenvolvidas até o dia 13 
  • Ambientação digital dos alunos, com a inserção de todos na rede do ambiente virtual 
  • A partir da segunda quinzena, avaliação do conhecimento digital dos estudantes 

Suporte

  • Cada escola terá um professor de referência, que domina o uso das tecnologias, para auxiliar os demais docentes e os alunos nas ações virtuais

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